A epilepsia é um distúrbio neurológico que afeta cães de todas as idades, raças e tamanhos. É causada por atividade elétrica anormal no cérebro. Os sintomas podem incluir convulsões, perda do controle da bexiga ou do intestino, baba, movimentos nas pernas e mudanças no comportamento. A epilepsia pode ser tratada com medicamentos, dieta e cirurgia.
Sintomas de epilepsia em cães
Menu de navegação rápida
A epilepsia é um distúrbio neurológico que é visto em cães e humanos. É causada por atividade elétrica anormal no cérebro. As convulsões são o sintoma mais comum de epilepsia em cães. Eles podem ocorrer sem motivo conhecido ou como resultado de lesões na cabeça, tumores ou outros problemas de saúde. As convulsões podem ser leves ou graves e podem afetar apenas uma parte do corpo ou causar o colapso do cão. Outros sintomas da epilepsia incluem mudanças no comportamento, como aumento da agressividade ou ansiedade e mudanças repentinas no humor. Cães que têm convulsões devem ser vistos por um veterinário para determinar se têm epilepsia e descartar quaisquer outras possíveis causas das convulsões.
Tratamento da epilepsia em cães
As convulsões podem ser causadas por vários fatores, incluindo lesões na cabeça, toxinas e distúrbios genéticos. O tratamento para epilepsia em cães geralmente consiste em medicamentos para controlar as convulsões. Se as convulsões não forem controladas com medicação, a cirurgia ou uma dieta especial podem ser recomendadas.

Prognóstico para cães epilépticos
Embora as convulsões possam ser assustadoras para os donos de animais de estimação, elas geralmente não são fatais. No entanto, não há previsão de quando uma convulsão ocorrerá ou quanto tempo ela durará. Se o seu cão tiver crises epilépticas, é importante trabalhar em estreita colaboração com o seu veterinário para criar um plano de tratamento que funcione melhor para o seu animal de estimação. Não há cura para a epilepsia, mas a maioria dos cães responde bem à medicação e pode viver uma vida longa e saudável. Alguns cães podem eventualmente superar suas convulsões, enquanto outros exigirão tratamento ao longo da vida.
Dieta para epilepsia canina
As convulsões associadas à epilepsia podem ser leves ou graves. Cães que têm epilepsia devem ter uma dieta especial para ajudar a controlar suas convulsões.
O tipo mais comum de dieta para cães com epilepsia é uma dieta rica em gordura e pobre em carboidratos. Este tipo de dieta ajuda a estabilizar os níveis de açúcar no sangue e previne convulsões. Alguns cães também podem precisar comer refeições menores com mais frequência para ajudar a controlar suas convulsões.
Existem também alguns alimentos específicos que podem ajudar a controlar as convulsões em cães com epilepsia. Esses incluem:
– Mirtilos: Os mirtilos são ricos em antioxidantes e podem ajudar a proteger o cérebro dos danos causados por convulsões.
– Salmão: O salmão é rico em ácidos graxos ômega-3, que são conhecidos por serem benéficos para o cérebro.